segunda-feira, 8 de abril de 2013

MASSA BRISÉE - TORTA DE RICOTA


Mais um pesadelo culinário que tento superar, a tal da massa brisée! Existem como sempre, n variações dela, o que muda é a quantidade e proporção dos ingredientes além dos ingredientes em si.
Outro blog que gosto muito e que dá uma aula de massa brisée é o 
Com uma pitada de açúcar, que explica em detalhes os tipos de massa brisée e como podem ser preparadas, por isso antes de qualquer coisa, sugiro que dê uma checada por lá.

Procurando nas minhas receitas e nos livros de culinária, encontrei uma receita que costumo fazer sempre, mas no original é indicado o uso de gordura vegetal hidrogenada, que eu substituo sempre por margarina. Ah! importante falar sobre ela, a margarina. Em todas as receitas que aparecem uso de manteiga, deveria se usar manteiga mesmo (óbvio!), para obter o resultado desejado da receita, porém, sabemos que a manteiga é bem mais cara que a margarina, assim, se você como eu procura unir qualidade com custo baixo, pois vai trabalhar com a venda de seus produtos (para um público preocupado mais com o preço final) o jeito é adaptar pra margarina mesmo! Paciência, o que não tem remédio...Mas se for fazer para uso próprio, é legal testar com manteiga, uma vez pelo menos, para ver a diferença no resultado.

Vamos a receita (original do site Com uma pitada de açúcar, com algumas adaptações):


Massa brisée para torta

Forma com aro removível de 25cm de diâmetro, untada (forma lisa, para canelada não precisa untar)
Forno:cerca de 50 minutos à 180, 200ºC

Ingredientes Massa

100g margarina
½ xícara de chá de açúcar
01ovo
01 pitada de sal
01 colher de sopa de fermento em pó
cerca de 300 g de farinha de trigo (até dar ponto)
canela em pó à gosto (opcional)

Recheio

500 g de ricota
160 g de açúcar 
02 colheres de sopa de farinha de trigo
60 g de margarina
02 ovos
raspas de 01 limão (opcional)
01 xícara de uvas passas (você escolhe a cor,ok?)

MODO DE PREPARO

Unte a forma e deixe preparada. Ligue o forno pra ir aquecendo, pode ser a 180ºC

Prepare o recheio
Pique bem a ricota (ou queijo fresco) e passe pela peneira (não consigo passar pela minha!)
Bata-a na batedeira com o açúcar  a farinha, a margarina, os ovos e as raspas de limão. Bati a ricota e os ovos no liquidificador e depois misture o restante dos ingredientes na batedeira.
Deixe as passas de molho em água por cerca de 5 minutos.
Escorra as uvas e junte ao recheio.
Reserve.

Prepare a massa
Como esta receita usa fermento, deixei pra fazer a massa depois, mas caso não utilize, pode fazer a massa antes do recheio e deixe-a por 30 minutos em filme plástico na geladeira.

Numa tigela, coloque a farinha, a margarina, o ovo, o açúcar  as raspas de limão ou a canela. Misture delicadamente até obter uma massa homogênea.

DICA: abra a massa com o rolo, entre duas folhas de plástico e vire na forma untada. Vá acertando a massa e completando a volta da forma. Caso sobre massa reserve para fazer o trançado da cobertura, ou outro enfeite qualquer.

Despeje o recheio sobre a massa. Lembrando que o recheio vai crescer durante o cozimento, deixe um espaço até a borda da massa (uns 2 dedos) e enfeite com as tirinhas de massa, se quiser pincele com gema diluída com um pouco de água.
Cuide da borda, pois fica dourada antes que as tirinhas da cobertura, nesse caso você tem que cobrir com papel alumínio pra não queimar as bordas!
Leve ao forno, a 250ºC por cerca de 10 minutos e depois diminua a 180ºC até final do cozimento.
Esta torta, feita sem o enfeite das tirinhas, pode ser coberta com geleia de morangos (fácil de fazer em casa, receita no final), como não tinha morangos, polvilhei açúcar de confeiteiro com um pouco de canela.



Torta de ricota, antes de polvilhar o açúcar
Torta pronta!!!Cheirinho bom hummm!!






Decorada com margaridinhas feitas no cortador de biscoito





Resultado:
Poderia abrir a massa da base mais fininha, assim sobraria mais massa para a decoração da cobertura. Não esqueça que como vai fermento, depois de assada a massa vai ficar mais espessa do que na hora de abrir para o preparo.
Se optar por fazer a geleia de morango, vai ficar muito gostoso o doce da torta com o azedinho do morango, além da aparência bem atrativa!






Ingredientes
450 g de morangos
1 xícara (chá) de açúcar
suco de 1/2 limão 
Modo de Preparo
1. Lave muito bem os morangos sob água corrente e retire as folhas. Numa tigela, deixe-os de molho por 10 minutos. Em seguida, retire os morangos sem escorrer a água, com cuidado para que as "sujeirinhas" fiquem no fundo da tigela.


2. Numa panela, junte os morangos, o suco de limão e o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, ou até que se forme uma calda grossa e os morangos fiquem bem macios.


3. Retire a geleia do fogo e deixe esfriar. Distribua em vidros próprios para geleia esterilizados e guarde na geladeira.
Dica
Potes de vidro podem ser reutilizados para conservas, ou mesmo geleias, feitas em casa. Mas primeiro eles devem ser muito bem esterilizados. Para isso, leve bastante água para ferver numa panela grande; coloque o vidro e sua tampa na panela e deixe ferver por no mínimo 15 minutos.

Para retirar o vidro e a tampa, utilize uma pinça de cozinha e deixe-os escorrer sobre um pano de prato limpo. Atenção: não coloque o vidro sobre nenhuma superfície muito gelada, como mármore, pois o vidro pode estourar. Só use os potes esterilizados depois que eles esfriarem totalmente.





Um comentário:

Aqui você me ajuda a fazer um blog bem feito!